ROTAS DE MAÇÃO - PROJETO ALDEIAS
PONTO GEOCACHING
GC3VETA-Escola Primária - QXP
Queixoperra, é uma aldeia que pertenceu à antiga freguesia de Penhascoso (atual UFMPA), situando-se na zona Oeste desta freguesia.
Origem do nome:
Excerto do livro “A CASA DA MINHA AVÓ” de Lurdes Vicente (Queixoperra), segundo o qual o Topónimo já existente no século XIII, que representa um antigo e esquisito nome pessoal ou alcunha de uma mulher que aparece sob a forma de QUEIXA PERRA.
Segundo Pinho Leal, autor de “Portugal antigo e moderno”, já em 1176 uma senhora de nome judaico PERRA, pertencente à família QUEIXA, possuía herdades em Abrantes. Pode concluir-se que seja a QUEIXOPERRA, uma vez que a freguesia de PENHASCOSO, pertenceu a Abrantes até final do século XIX e não existe mais nenhuma aldeia com nome semelhante ou parecido, atualmente.
A zona de PENHASCOSO esteve sob influência dos judeus.
Aninhada no vale entre as Serras das Lercas e do Carvalhal, a aldeia de Queixoperra surpreende pela graciosidade das suas ruas e pela hospitalidade das suas gentes. A capela dedicada a Nossa Senhora da Luz, o Nicho da Sagrada Família, a Fonte da Bica e o Moinho de Queixoperra são alguns dos pontos de interesse desta aldeia. Nos arredores da povoação, a cerca de 20 minutos a pé, fica a zona do Poço das Talhas, onde se podem visitar antigas azenhas totalmente recuperadas e preparadas para a moagem de cereais e miradouro do corvo.
Percurso pedestre de proximidade: PR5-MAC-ROTA DA QUEIXOPERRA
Coordenadas geográficas (Google maps): 39.55255931242479, -8.07387087118983