PONTO GEOCACHING
GC2BZKK-Castro de São Miguel [Mação]
Classificado como MN - Monumento Nacional
Decreto n.º 37 801, DG, I Série, n.º 78, de 2-05-1950 (ver Decreto)
Despacho de homologação de 24-05-1949 do Ministro da Educação Nacional
Parecer de 21-05-1949 da 2.ª Subsecção da 6.ª Secção da JNE a propor a classificação como MN
Castro de São Miguel de Amêndoa
(a área abrangida pela classificação tem como centro o alto do monte, onde se encontra o marco geodésico, e estende-se a 80 metros para norte, nascente e poente e 100 metros para o sul) / Castro de São Miguel de Amêndoa (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / Tipologia
Arqueologia / Povoado Fortificado
Implantado num cabeço pertencente à Serra da Ladeira ou de São Miguel, este povoado fortificado da Idade do Ferro terá sido objecto de romanização entre os séculos I e IV d. C., embora alguns dos elementos recolhidos durante as investigações realizadas no seu perímetro pareçam apontar para a sua utilização ao longo dos séculos VI e VII d. C.
Este povoado apresentava um sistema defensivo constituído por panos de muralhas que envolveriam todo o recinto de planta quadrangular, embora de forma descontínua. Nalguns dos troços ainda é possível observar as zonas de arranque dos muros, de granito e alvenaria, e cuja espessura máxima chega a atingir cerca de dois metros. Entretanto, alguns dos vestígios correspondentes a uma edificação de planta rectangular ligada à zona Noroeste da fortificação parecem apontar para a provável existência de uma cidadela.
É entre as áreas intramuros e extramuros deste povoado que se pode observar a presença de cerca de cinquenta estruturas habitacionais de planta predominantemente quadrada e rectangular, com a particularidade de apresentarem entre duas a três divisões.
No que se refere ao espólio móvel exumado durante as sucessivas campanhas arqueológicas levadas a cabo neste sítio, haverá que destacar a presença de inúmeros fragmentos cerâmicos, além de fracções de artefactos em bronze e ferro, dos quais se deverá mencionar a descoberta de um fragmento pertencente a uma fivela de cinturão visigótico.
[AMartins]
(Fonte: DCPC – Direção Geral Património Cultural
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/69771)