PONTO GEOCACHING
GC8RN39-#1 PR3-MAC - SOS1 - MEIOS TERRESTRES
Uma das Aldeias que fazem parte da freguesia de Carvoeiro.
A origem do topónimo Carvoeiro não está devidamente esclarecida pois, enquanto alguns autores defendem a derivação do nome de jazidos de carvão inexplorados que existem no sub-solo, outros há que defendem na origem do topónimo árvores em grande quantidade como sobreiros a azinheiras.
Neste local afloram em abundância xistos escuros, normalmente cinzentos a negros. Intercalado nos xistos pode observar-se um horizonte ferruginoso com oólitos de dimensão milimétrica e, muito localmente, com fósseis.
Os níveis de ferro oolítico são normalmente interpretados como associados a fases de acentuada diminuição de sedimentação relacionados com períodos de subida relativa do nível do mar, correspondendo assim, a uma superfície de máxima inundação.
É ainda visível no talude da estrada para a povoação Capela, estruturas circulares, com algumas dezenas de centímetros, que resultaram da erosão dos estratos compostos por xistos.
A sua desagregação é bem marcada, dada a fissilidade das camadas de xisto, e são consequência da interseção dos planos de estratificação e de xistosidade que as rochas contêm.