PONTO GEOCACHING
(proximidades)
GC8RN61-#4 PR3-MAC - SOS4 - MEIOS TERRESTRES
Ao longo do trilho para a ribeira do Ameal e em algumas das suas derivações é possível observar conjuntos de bancadas de metassilto-pelitos maciços ou ligeiramente gradados.
Estas bancadas são caracterizadas por apresentar, de um modo constante e persistente, uma forma esferoidal, originando estruturas arredondadas com dimensões que podem atingir, por vezes, alguns metros de comprimento.
Estas bancadas apresentam, muitas vezes, uma alteração especial do tipo “casca de cebola ou em escamas”.
Associado a estas estruturas ocorrem películas ou crostas de ferro, sugerindo a presença abundante de ferro no interior das referidas camadas.
Estes sedimentos têm sido interpretados como depositados em ambientes de natureza glacial. Resultaram de processos sedimentares que teriam ocorrido em cursos de água sub-glaciais, na transição entre ambiente marinho e continental, durante o Paleozoico.
Nestes locais teriam prevalecido condições ambientais de oxidação, eventualmente águas relativamente superficiais, próximas do continente Gondwana, localizado no polo Sul, que permitiriam uma maior precipitação dos metais ferro e manganês.
Nestas circunstâncias é espectável que, aquando da formação destas unidades, em tempos do Ordovícico superior, toda esta região estaria localizada no hemisfério sul da Terra, junto ao seu polo.