PONTO GEOCACHING
GC8Z2HN-LAGOAS DO TEJO (PR4)
As Lagoas do Tejo situam-se na margem direita do rio Tejo, imediatamente a Este das pesqueiras da Barreira, do Cantarrão, do Caracol, da Boavista e do Morouço Fundeiro.
Constituem estruturas cavadas em rochas metassedimentares por ação das correntes fluviais; a passagem da água do rio desgasta mais facilmente as faixas mais frágeis das referidas rochas, que normalmente correspondem às orientações das suas principais descontinuidades.
Para além disso, no leito do rio onde se encontram as lagoas parece ocorrer estruturas em forma circular nas zonas mais profundas, sugerindo que estas zonas sejam marmitas.
Associadas às lagoas existiam diversos pesqueiros, uma vez que quando as águas entravam nas lagoas elas teriam de voltar para trás, já que as lagoas eram fechadas na sua parte ocidental. Estas condições eram as ideais para uma pesca frutífera.
Na margem direita das lagoas, podem observar-se nos afloramentos do leito do rio diversas dobras que podem ser descritas e interpretadas de várias maneiras, para além de serem associadas às fases da orogenia Varisca.
Ortiga
Pesqueiras do Tejo, entre a Barragem e a Foz do Rio Frio
1 - NOVA
2 - BARBUM
3 - CHAPARREIRA
4 - MONTERVA
5 - CAETANA
6 - VÁRZEA LONGA
7 - RABO LONGO
8 - CAIADA
9 - NICOLA
10 - BOCA DA ALAGOA
11 - TAGARELA
12 - CRISTOVÃO
13 - MOUROUÇO DE CIMA
14 - MOUROUÇO FUNDEIRO
15 - BOAVISTA
16 - CARACOL
17 - CANTARRÃO
18 - BARREIRA
19 - FILIPA
20 - ABERTAS
21 - PIÇARRINHA
22 - PIÇARREIRA
23 - MINGALHÃO
24 - CABREIRA
25 - CASTANHO
26 - SALGADA
27 - CALDEIRA
28 - PENEDO BRANCO