O passadiço que integra o novo projeto turístico do concelho de Mação, a Rota das Pesqueiras e Lagoas do Tejo,
Instalado ao longo da margem direita do rio, aos pés de Ortiga, será fio condutor de uma visita com direito a miradouro sobre o curso de água, sobre as pesqueiras tradicionais e de ligação às Lagoas do Tejo. O objetivo é “devolver o rio às pessoas, mostrar, preservar as histórias, memórias e vivências da população do concelho, e em particular de Ortiga”, onde a pesca foi durante décadas o principal sustento das famílias, sendo além de tradição, parte da identidade de um povo e ícone do património local.
Trata-se de um passadiço ao longo da margem direita do rio Tejo, enquanto fio condutor de uma visita junto ao rio, que permite alcançar as antigas pesqueiras tradicionais e que permite chegar às Lagoas do Tejo, ao fundo de Ortiga, onde a pastorícia sempre foi imagem de marca e onde os jovens aproveitavam para se banhar durante o verão.
Uma parte do percurso será mais elevada, enquanto outra será sobreposta no trilho que já antigamente era pisado pelos pescadores e famílias que ali cumpriam com sucesso a faina para o ganha-pão.
(Fonte: MEDIOTEJO.NET)