PONTO GEOCACHING
(proximidades)
GC8MHZK-Blinding Lights - BF03
GC8RFPV-#5 PR2-MAC - SOS5 - MEIOS TERRESTRES
GC8RFX1-#6 PR2-MAC - SOS6 - MEIOS AÉREOS
As cascatas do Chão do Brejo correspondem a uma sucessão de quedas de água ao longo da ribeira de Corga do Casal. A ocorrência da série de cascatas é uma consequência das características geológicas desta área.
O traçado da linha de água de Corga do Casal intersecta um conjunto sucessões de estratos finos, no geral, areníticos na base, que vão progredindo para camadas mais espessas e de natureza quartzítica no topo.
Quando a água circula sobre estas sucessões de camadas as bancadas de quartzitos dificilmente são erodidas, sobressaindo assim na paisagem, enquanto as camadas subjacentes desagregam-se mais facilmente devido à sua composição mais arenítica e ao facto de terem fraca espessura.
Como consequência desta organização litológica em camadas, quando a água atinge uma espessa bancada de quartzitos circula por cima dela, uma vez que as camadas finas que estavam sobrepostas foram erodidas.
Os estratos mais finos que estão por debaixo da bancada quartzítica também são desagregados muito facilmente, daí que a água caia verticalmente originando uma cascata.
A sucessão de cascatas irá ser estudada com mais pormenor de forma a inventariar e intitular todas as quedas de água existentes e modelar a génese de cada uma delas. Assim, poder-se-á construir uma história para cada uma delas.