Antiga Fábrica dos Pregos
Ano de 1910. Manuel Matos Machado natural de Abobreira e de profissão ferreiro, casou com Luiza Dias Moleiro natural de Carregueira constituindo família nesta a aldeia em que nasceram seus filhos, Laurinda e Luís Machado.
No decorrer dos anos 20 pelo gosto à profissão optou por lateralmente à casa de habitação construir uns espaços um pouco mais amplos onde paralelamente com a profissão iniciou por instalar máquinas de fabricação de pregos.
Para seu acionamento não havendo eletricidade na aldeia adquiriu um motor a combustão, sendo colocado num anexo reduzindo o ruido no interior das instalações fabris, ruido que por toda a aldeia se ouvia quando esta estava em laboração.
O motor com o seu movimento passou a transmitir por veios, tambores e correias o acionamento a todas as máquinas assim como um pequeno gerador que forneceria iluminação quando necessário.
Todo o equipamento se destinava a transformar rolos de arame de diversas espessuras em pregos, desde os “de ripar“ finos e pequenos com ~3cm, aos mais grossos e compridos os ”galeota” com ~10 cm.
Material que após embalamento era comercializado com revendedores ou diretamente aos consumidores ligados principalmente à construção civil.
A rentabilidade na produção/comercialização em confrontação com a concorrência nacional, fortemente centralizada em duas ou três grandes fabricas, incidia na redução das despesas com a mão de obra por ser indústria familiar (pai e filho).
Produção feita ao longo de algumas dezenas de anos, tendo iniciado a sua redução pela falta na qualidade final origem, no desgaste dos componentes de cada máquina, assim como o controle na comercialização feito pelas grandes empresas às pequenas indústrias.
Com esta situação igualmente se foi incluindo a avançada idade deste descendente, dono, operário e gestor, motivando o encerramento da mesma pelos anos 80.
Atualmente, pela descendência o equipamento obsoleto foi comercializado para sucata. Posteriormente por incendio ficou o pequeno edifício reduzido às atuais ruínas.