PONTO GEOCACHING
GC2BZJP-Lage
GC8RN4V- #2 PR3-MAC - SOS2 - MEIOS TERRESTRES
Uma das Aldeias que fazem parte da freguesia de Carvoeiro.
Atualmente abandonada.
A Lage é um pequeno lugar perdido no meio dos montes, o nome deriva do facto desta pequena aldeia abandonada estar construída em cima de uma grande laje.
Do ponto de vista geológico, pode focar-se neste sítio, as lajes sobre a qual estão construídas as casas (lajes com muito baixa inclinação, próximas da horizontal) e os tipos de rochas que foram utilizados nas construções. Aquando da observação atenta das paredes e muros das casas nota-se que a maioria dos blocos de rocha são paralelepipédicos e intensamente achatados, para além de conterem figuras sedimentares, sulfuretos, entre outros interessantes aspetos, que são característicos da unidade quartzítica que lhes serve de suporte à construção.
A memória popular conta que em tempos a propriedade pertencia a uma única família, mas aquando da morte do dono foi herdada por dois irmãos que depressa se envolveram em disputas pelas terras. A solução passou pela divisão da propriedade, pelo que se observam duas casas em ruínas de maiores dimensões. Os dois irmãos continuaram sem se falar até à hora da sua morte, no entanto comunicavam entre si sobre os assuntos da lavoura e pecuária através dos trabalhadores rurais que os serviam a ambos.
A zona é muito fértil e ainda hoje alguns habitantes locais plantam nos campos milho verde para pasto. A água é proveniente de uma grande lagoa que existe a SE da propriedade.
Um pequeno passeio em redor das ruínas permite ver muitas estruturas de apoio como tanques, eiras, fornos e no interior da maior casa é possível observar pelos vários níveis de telhado as múltiplas reconstruções que foram feitas ao longo dos anos devido a crescimento da família.