PONTO GEOCACHING
(proximidades)
GC8RN8B-#6 PR4-MAC - SOS6 - MEIOS AÉREOS
GC71J2G- Fonte Velha da Ortiga
GC5Y359-Bebedouro de Animais de Ortiga
GC4DDY3-L.R.M.O.
Ortiga é uma freguesia portuguesa do concelho de Mação, na província da Beira Baixa, região do Centro (Região das Beiras) e sub-região do Médio Tejo, com 15,95 km² de área e 590 habitantes (2011). A sua densidade populacional é 37 hab/km².
Foi habitada por uma comunidade judaica.
A localidade, junto do rio Tejo, tem uma paisagem que se alarga até longe, sobre os campos vizinhos ao rio.
Os antepassados históricos de Ortiga são em tudo semelhantes aos do resto do Concelho de Mação.
Freguesia desde 21 de Março de 1928, é uma área rica em espólio de épocas históricas como a Romana onde se destaca a estação arqueológica do Vale do Junco que se pensa tratar-se de um balneário romano. Ainda anterior a esta construção podemos encontrar uma Anta em excelente estado de conservação que se situa na foz do Rio Frio.
De notar, a existência do Núcleo Museológico de Ortiga.
No entanto, nem só de património histórico e artístico vive Ortiga, onde podemos desfrutar toda a beleza natural dos vastos pinhais e da albufeira da Barragem de Belver (Rio Tejo), onde durante todo o ano são praticados vários desportos náuticos e usufruir da soberba paisagem oferecida.
Historicamente a designação Ortiga poderá ter início com a passagem nesta região dos sarracenos que aqui se fixaram e aplicaram um topónimo derivado do grego (Ortygus). Veja-se que Ortigo na nossa língua é uma palavra de origem grega usada para traduzir a ideia de codorniz (ortigopia, jogo praticado na antiga Atenas, consistia em abater codornizes à mão). Assim terá nascido a designação de Ortiga devido a abundância de codornizes nestes campos. Do grego Ortygus por via árabe surge Ortigana “terra de codornizes” que por sua vez, com os primeiros povoadores cristãos, perde a sílaba final.
Localidades
Barragem, Estação, Ortiga
Percurso Pedestre de proximidade: PR4 Mac Rota Ortiga Sul
Onde Comer: Restaurante O BIGODES
Onde ficar: CASA DA GALINHOLA