PONTO GEOCACHING
GC1W5QH-A Lenda de São Gens [Mação]
(proximidades)
GC8RFNW-#3 PR2-MAC - SOS3 - MEIOS TERRESTRES
Erigida no cimo do monte, sobranceira aos vales que circundam a aldeia de Santos, na freguesia e concelho de Mação, permanece imaculada a Capela de São Gens. A cada incêndio, jamais foi afetada.
A razão porque assim é tem explicação numa antiga lenda local. Conta-se que havia um monte, cheio de pinheiros e de matagais, que fora atacado por um grande incêndio. O fogo consumiu toda a vegetação à excepção do cume. Curiosas, algumas pessoas foram até ao cimo do monte para tentarem perceber a razão do sucedido.
No topo do cabeço encontraram então, sobre numa pequena laje, a imagem de S. Gens, crendo que, por sua intercessão, o incêndio não consumiu aquela parte do monte.
O povo, grato, conduziu então a imagem do santo até à Capela de S. Mateus, onde a colocou e de onde ela terá desaparecido no dia seguinte. Diz-se que foi procurada por toda a parte e que foi finalmente encontrada sobre a mesma laje da véspera. São Gens voltou para a Capela de S. Mateus e de novo desapareceu para logo ser encontrado no cimo do monte.
Para que tal não voltasse a acontecer, e entendendo que era desejo do santo permanecer no topo daquela colina, o povo decide então construir-lhe uma capela no exato local onde fora encontrado pela primeira vez. Continua ainda hoje a ver venerado pela população local que todos os anos em janeiro segue em procissão até lá cima. É famosa a romaria em honra de S. Gens.
Contam os registos paroquiais que com o terramoto de 1755 ficou afectada a Igreja Matriz de Mação e os alicerces da Capela de S. Gens, sendo portanto a data da sua construção incerta mas anterior a 1755.