PONTO GEOCACHING
(proximidades)
GC8MHZK-Blinding Lights - BF03
GC8RFPV-#5 PR2-MAC - SOS5 - MEIOS TERRESTRES
GC8RFX1-#6 PR2-MAC - SOS6 - MEIOS AÉREOS
Na vertente virada a sudoeste, próximo das ruínas de Casal Fundeiro (Corga Cimeira), observa-se um conjunto de socalcos a acompanhar a forma da referida encosta. Como os terrenos são compostos na generalidade por xistos físseis, facilmente desagregáveis e decompostos pelos agentes erosivos, a única forma de preservar os solos originados a partir das referidas rochas foi através da construção de socalcos.
A sua construção permitiu também controlar a erosão hídrica em terrenos muito inclinados para serem utilizados na agricultura. Os socalcos são caracterizados por taludes com cerca de 1,5 m de altura, compostos por muros construídos com blocos de rocha, no geral de natureza quartzítica, para suster os solos e impedir a desagregação da unidade geológica xistenta.
Esta paisagem em socalcos, ainda que com pouca expressão cartográfica, é uma pequena imitação dos socalcos que ocorrem nas vertentes do rio Douro, onde estão implantados campos com áreas significativas de vinhas. A maior diferença entre os socalcos é a composição dos muros de sustentação; no Douro são compostos por fragmentos de xistos e aqui de quartzito, rocha que predomina localmente.