5007- Estação Arqueológica Romana de Vale de Junco (Balneário), Ortiga
PR4-MAC-ROTA DA ORTIGA SUL
Em Vale de Junco, próximo da localidade de Ortiga, encontramos as ruínas de um balneário milenar e evidências de um antigo povoado romano. Situado nas proximidades do Rio Tejo, numa encosta rodeada de oliveiras centenárias, não dará o tempo da visita ao local por mal empregue. Datado do século III ou IV d.C., note-se que foram encontrados neste sítio arqueológico vários fragmentos de cerâmica comum, vidro, metal e algumas moedas romanas, que podem ser apreciadas no Museu de Mação.
5009 - Anta da Foz do Rio Frio, Ortiga
PR4-MAC-ROTA DA ORTIGA SUL
Situada no topo de um planalto sobranceiro ao Rio Tejo, a Anta da Foz do Rio Frio é o primeiro dos monumentos funerários do concelho de Mação a merecer a sua visita. Se puder vá ao nascer do sol, quando o alvor de um novo dia realça a magia do local. Já à noite, sob um céu estrelado, o encanto não é menor. Edificado provavelmente no final do quinto milénio a.C., o monumento foi identificado no início dos anos setenta do século passado e é hoje uma das principais atrações turísticas do concelho. Uma vez na aldeia de Ortiga, basta seguir as placas, há sinalização até ao local.
5028 – Miradouro da Formosa, Ortiga
Prepare-se para mais uma vista magnífica sobre o leito do Tejo, o grande confidente das gentes de Ortiga. Do Miradouro Natural da Formosa avistam-se o azul do céu, o verde das copas das árvores e toda a paleta de cores com que se pintam os dias felizes. Se o sol estiver a despedir-se do dia, deixe-se ficar a assista a este momento mágico que é ver o sol a esconder-se, bem de-va-ga-rinho, sob as águas do rio.
5047 – Miradouro Natural da Boavista, Ortiga
PR4-MAC-ROTA DA ORTIGA SUL
É um dos miradouros mais conhecidos do concelho, famoso por proporcionar vistas fabulosas sobre o Tejo e sobre os campos que se estendem junto ao rio. Suba ao rochedo sobranceiro à margem e deixe-se encantar pelo chilrear dos pássaros que saltitam ali à volta e pelos deliciosos cheiros da flora local. Se procura um local para assistir ao pôr do sol, este miradouro não desilude! As vistas para o Tejo e para a serra são de uma beleza imensa.
5020 – Praia Fluvial de Ortiga
PR4-MAC-ROTA DA ORTIGA SUL
Na foz da Ribeira d' Eiras, que aqui vem abraçar a albufeira da Barragem de Belver, encontramos a Praia Fluvial de Ortiga, a mais antiga e mais charmosa de todo o concelho. Tal como as outras duas, mais a norte, também esta possui estacionamento próprio, parque de merendas com churrasqueira e cais de embarque. Para os amantes de caminhadas há ainda vários percursos pedestres, e passadiços, para que possam descobrir as margens do Tejo bem de perto.
5033 – Núcleo Museológico de Ortiga (Museu de Mação)
PR4-MAC-ROTA DA ORTIGA SUL
Na antiga Escola Primária de Ortiga, freguesia ribeirinha com o rio Tejo aos pés, nasceu recentemente o Museu das Artes da Pesca Tradicional. Neste núcleo museológico encontrará uma exposição permanente sobre as artes da pesca e a tradição e cultura locais e poderá ainda descobrir uma série de atividades relacionadas com a temática do núcleo, algo que está intimamente ligado à história desta aldeia e às memórias das suas gentes.