Distância

distância 10,0km

Duração

duração 4:00h

Percurso

tipo de percurso circular

Dificuldade

grau de dificuldade fácil

Desnível acumulado

desnível acumulado 233m

Altitude máxima

altitude máxima 469m

Altitude mínima

altitude mínima 296m

ligar / desligar camadas no mapa

Balizas de Socorro
Alertas
O que visitar

legenda

tipos de baliza de socorro:

meios terrestres

por meios aéreos

tipos de percursos:

percurso socorro meios 4x4

percurso socorro a pé

PERCURSO NÃO HOMOLOGADO

2021 (2º SEM)

Percurso

Composta maioritariamente por caminhos rurais, esta é uma rota com apenas 10km, de formato circular e baixo grau de dificuldade. A Praia Fluvial de Cardigos, uma das mais procuradas na região do Médio Tejo durante a época balnear, marca o seu início e fim e será, para muitos, o ponto alto de todo o percurso, especialmente se estivermos na época quente e a caminhada terminar com um mergulho refrescante.

Todavia, o percurso inclui outros pontos de interesse, todos eles suficientemente interessantes e apelativos para justificar a pequena caminhada. É o caso do centro histórico de Cardigos, tão bonito e sempre cheio de vida, dos vários fontanários localizados em aldeias distintas e das deslumbrantes paisagens naturais. Todos eles merecem ser apreciados ao ritmo da caminhada, sem pressas, conforme as necessidades e expectativas de cada um.

Em Cardigos encontrará ainda vestígios de uma natureza selvagem e resiliente, recantos encantadores e paisagens campestres que proporcionam verdadeiras viagens no tempo.

Património Natural

Pelos montes de Cardigos ainda abundam generosas áreas de pinheiro-bravo outrora uma importante fonte de rendimento das populações locais, por entre estes é possível observar orquídeas selvagens e diversas espécies de cogumelos com destaque para a amanita-muscaria, o phallus-impudicus e a sancha (lactarius-deliciosus). Por entre as flores esvoaçam insetos coloridos como a abelha carpinteira e o abelhão (bombus-terrestris).

Percorrendo as zonas mais selvagens tornam-se comuns os avistamentos da alvéola branca, do gaio, do cuco e da alvéola cinzenta que lutam pela sobrevivência no território das aves de rapina mais comuns da zona, a coruja-das-torres, a coruja-do-mato e o mocho-galego.

Património Cultural

Não é difícil apaixonar-se pelas paisagens genuínas e intocadas de Cardigos. No centro desta antiga vila, destaque para a Igreja Matriz e para a sua praça central, assim como para a Fonte de Mergulho do Casalinho e a Barragem no Vergancinho, estes já nos arredores de Cardigos. A Praia Fluvial trouxe vida e fama a Cardigos e é sempre um local agradável, independentemente da altura do ano.

Nas suas aldeias, nomeadamente na Roda, as gentes são exímias na arte de bem receber e gostam de conversar com quem aparece. Uma vez aí, vale a pena conhecer a Fonte Fundeira e o Lavadouro Público. Ainda no diz respeito a fontanários, este trilho passa também pela fonte romana de Chão do Pião, outro dos pontos de interesse da Rota de Cardigos-Praia.

Por fim, a Anta da Laginha, sítio mítico repleto de vestígios arqueológicos, é outro dos grandes atrativos deste trilho.

PONTO DE PARTIDA:

PRAIA FLUVIAL DE CARDIGOS

N 39º 42' 28.012'' W 8º 0' 45.756''

PONTO DE CHEGADA:

PRAIA FLUVIAL DE CARDIGOS

N 39º 42' 28.012'' W 8º 0' 45.756''

ÉPOCA DO ANO ACONSELHADA: PRIMAVERA, VERÃO, OUTONO

Fundo dos links relacionados