Parta de Mação rumo a Ortiga, na zona mais a sul do concelho. Nesta freguesia ribeirinha, eternamente enamorada do Tejo, tem à sua espera, além da convidativa Praia Fluvial (5020), verdadeiros tesouros da arqueológicos tais como a Anta da Foz do Rio Frio (5009) e o Balneário Romano (5007). Há também dois miradouros que não pode deixar de conhecer, o da Boavista (5047) e o da Formosa (5028). Nesta aldeia encontrará, como não poderia deixar de ser, excelentes opções para degustar o inigualável peixe do rio, tanto junto à Praia Fluvial (5020) como em Ortiga, onde, de resto, recomendamos que visite também o Núcleo Museológico (5033) local.
Já que está próximo, visite o Espelho de Água (6028), local paradisíaco de onde pode ver o único pedaço de território pertencente ao Alentejo, mas na margem direita do Tejo: Belver (Gavião).
Regresse a Mação. À entrada da vila pode visitar a Ponte Romana (6043) e um pouco mais acima a imponente Igreja Matriz (6019). Absolutamente enriquecedora é também a visita ao Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado no Vale do Tejo (6001), que não pode mesmo deixar para trás.
Por fim, recomendamos que termine o passeio no Miradouro do Cabeço da Cruz (6038), de onde pode contemplar toda a vila e descansar desta bela jornada.
NOTA TÉCNICA:
Descarregue o TRACK para GPS do Roteiro AQUI (BAIXAR, ARQUIVO, BAIXAR)
OU
Clique no SINAL + (verde), do lado direito e descarregue.
De uma forma geral, todos os locais são acessíveis em viatura ligeira (citadino). NO entanto, existe locais que recomendamos uma pequena deslocação a pé - Miradouro Formosa, Miradouro da Boavista e Miradouro do Cabeço da Cruz)
Para que a jornada seja e termine de forma feliz, recomendamos prudência na abordagem aos locais e pedimos civismo no tratamento das zonas de passagem.
Não estrague, não suje e não destrua. A natureza agradece.