PONTO GEOCACHING
GC5HAYH-Pego da Rainha [Mação]
(proximidades)
GC5HJAH-Bica do Barreirão
O Pego da Rainha é um dos locais mais privilegiados do concelho de Mação. Neste vale estabeleceram-se povos primitivos que deixaram a sua arte gravada nas paredes rochosas, em plataformas elevadas de difícil acesso (zona interdita).
Partilhando o mesmo gosto por trepar em comunhão com a natureza o homem moderno escolheu este local para a instalação do principal núcleo da escola de escalada de Mação.
(Fonte: Arqueolobo – Geocaching https://coord.info/GC5HAYH)
"Pinturas Rupestres do Pego da Rainha - Os Abrigo são compostos por vários painéis, nos quais estão distribuídas pinturas rupestres, com motivos ideomórficos, antropomórficos e indeterminados.
Os pigmentos são dominados pela cor vermelha, com diversas tonalidades e, por vezes, com matizes alaranjados. A arte rupestre dos abrigos do Pego da Rainha, integra-se no contexto pós-Paleolítico Europeu, não devendo ser considerado como um fenómeno isolado, mas enquadrado no contexto ao qual pertence a maior parte da arte esquemática da Península Ibérica.
Próximos do vale do Ocreza, os abrigos fazem parte do Complexo de arte rupestre do Vale do Tejo, independentemente das diferentes técnicas de execução pintura - gravura. Apesar dessa relação com as gravuras, as pinturas do Pego da Rainha distinguem-se não apenas pela técnica utilizada, ou pela ocorrência de certos motivos que não conhecemos nas gravuras (como as impressões de dedos e de uma mão), mas sobretudo pela sua implantação topográfica: de difícil acesso, no topo de um escarpa, as pinturas parecem estar a "olhar para o vale", como se tivessem sido feitas mais para verem do que para serem vistas, ao contrário das gravuras, que surgem no fundo do vale em zonas de passagem pedonal."
(Fonte: MUSEU DE MAÇÃO)