4004 - Cascata e escola de escalada do Pego do Cabril, Envendos
PR7-MAC-ROTA CASAS DA RIBEIRA/CARATÃO (2021)
Bem escondido entre altos rochedos, o Pego do Negro do Cabril em Vale da Mua, é uma das grandes atrações da freguesia de Envendos, a par da Escola de Escalada, motivando a visita de muitos amantes da natureza ávidos de aventura e adrenalina. Local de beleza ímpar, o Pego do Cabril tem muito para explorar. Pode aproveitar para nadar ou até mergulhar das rochas (com cuidado), a ordem é para desfrutar ao máximo desta piscina natural, verdadeira obra de arte da mãe-natureza no local.
4005 - Azenha do Cavaco/Pego do Morena, Envendos
PR7-MAC-ROTA CASAS DA RIBEIRA/CARATÃO (2021)
Sejamos honestos: não há no concelho de Mação paisagem mais bucólica do que a da Azenha do Cavaco. Fica a meio caminho entre as aldeias de Caratão e Vale da Mua, a menos de um quilómetro da estrada principal seguindo por caminho de terra batida até lá. De manhã cedo e ao entardecer, quando os raios de sol penetram por entre os ramos e mergulham nas águas límpidas da pequena piscina natural, o ambiente torna-se quase sobrenatural. É sem dúvida um sítio mágico, abençoado pela natureza, que assume aqui todo o seu esplendor. Não deixe mesmo de ir.
4013 - Radio Farol Navegação Aerea VOR NISA, Envendos
Não se deixe enganar pela referência à vila de Nisa, que fica na margem sul do rio Tejo: este rádiofarol fica na freguesia de Envendos e o nosso convite é para que conheça de perto este VOR, acrónimo para "VHF Omnidirectional Range", um dos vários tipos de rádiofarol que existem para auxílio à navegação aérea. Sabia, por exemplo, que um radiofarol VOR emite dois sinais: um não direccional e outro rotativo (direccional) alinhados com o norte magnético da Terra?
4026 - Cooperativa Agrícola das Matas, Envendos
PR11-MAC-ROTA DAS MATAS e DO VALE DO OCREZA (2021/22)
Fundada a 21 de Abril de 1922, a Cooperativa Agrícola das Matas é a cooperativa agrícola mais antiga de Portugal. Criada para satisfazer as necessidades dos produtores locais, desenvolveu-se focada na produção de azeite, um dos produtos que compõem os famosos três A's de Mação: ar, água e azeite, tudo de excelente qualidade. Chegados à aldeia de São José das Matas é fácil avistar o edifício principal, mas se não der logo com ele peça indicações. Os habitantes locais vão gostar.
4033 – Antiga Barca da Amieira-Envendos
PR11-MAC-ROTA DAS MATAS e DO VALE DO OCREZA (2021/22)
Símbolo máximo das antigas travessias de pessoas, bens e animais de uma margem para a outra do Rio Tejo, realizadas desde tempos imemoriais - reza a lenda que por ali passou o cortejo fúnebre da Rainha Santa Isabel rumo a Coimbra -, o velhinho batelão de ferro ainda hoje pode ser visto no local. Ícone histórico para as gentes de Amieira do Tejo, a antiga 'barca' assiste agora ao renascer desta ligação ancestral entre as duas margens. Vá, e deixe-se enamorar pela zona envolvente.
4039 - Parque Arqueológico e Ambiental do Ocreza, Envendos
PR11-MAC-ROTA DAS MATAS e DO VALE DO OCREZA (2021/22)
Há muitas e boas razões para se demorar mais do que umas horas no Vale do Ocreza, mas as gravuras rupestres são para muitos a razão principal. Nas gravuras do Ocreza é possível registar a presença de figuras humanas e animais, predominando as figuras geométricas e as manchas de picotado, tendo a mais antiga cerca de 20.000 anos. Na verdade, este é o único sítio do Vale do Tejo que apresenta uma gravura do Paleolítico. Além das figuras, a fauna e flora locais são igualmente razões merecedoras de um par de horas do seu tempo. Leve os binóculos.
4058 – Pego da Rainha, Zimbreira-Envendos
PR8-MAC-ROTA DOS ENVENDOS (2021)
Se é verdade, que é, que este é um local imperdível para quem visita Mação, também é verdade que este já não é o segredo mais bem guardado desta região. E a culpa é do instagram. Porquê? Olhe bem para esta cascata e diga-nos que se lhe consegue resistir? Pois claro! Vá, o hasthag é #pegodarainha e #rotasdemacaooutdoor. ;)
4066 - Ponte Romana da Ladeira de Envendos
Construída sobre a Ribeira da Pracana, nos limites da povoação de Ladeira, esta ponte é um dos vestígios romanos mais apreciados por quem visita o concelho de Mação. Supõe-se que terá sido finalizada no século I d. C., integrando o antigo sistema viário que ligaria as localidades de Idanha e de Ródão. A ponte possui tabuleiro inclinado assente em seis arcos de dimensões diferenciadas, cujas aduelas foram dispostas de forma radiante e está bem preservada. Aliás, sabia que as pontes construídas pelos antigos romanos foram as primeiras de grandes dimensões, e estão entre as mais duradouras do mundo? Muitas foram remodeladas ou substituídas por outras mais recentes, mas muitas mais continuam a sua função exatamente como eram quando foram construídas, mostrando a sua resistência.
4072 - Buraca da Moura Ladeira, Envendos
Se nos puséssemos a contá-las, uma mão-cheia não chegaria para enumerar todas as "buracas da moura" existentes no concelho de Mação, mas a que se situa nos arredores da aldeia de Ladeira (Envendos) é de todas a mais impressionante. Se a conseguir descobrir vai perceber porquê. Para não se perder, o melhor é pedir a alguém que o acompanhe.
4073 - Vértice Geodésico do Castelo Velho (Zimbreira), Envendos
PR8-MAC-ROTA DOS ENVENDOS (2021)
O sentimento absoluto de leveza e liberdade faz enaltecer, ainda mais, a vista maravilhosa no Castelo Velho da Zimbreira. É sem dúvida o grande postal do concelho, destaque inteiramente merecido, não só pelo valor arqueológico deste sítio amuralhado mas também pelo deslumbramento de quem sobe ao que resta do antigo castro e de se deixa conquistar pelos muitos encantos da suas vistas, a começar, desde logo pelos meandros do Rio Ocreza e pela albufeira da Barragem da Pracana. Situado num esporão sobranceiro à confluência da Ribeira da Zimbreira com o Rio Ocreza, uma vez aqui não deixe de conhecer também o famoso Pego da Rainha.