6001 - Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado no Vale do Tejo, Mação
PR1-MAC-ROTA DO CABEÇO DA CRUZ
Siga a nossa sugestão e conheça melhor a alma de todo este território no Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado no Vale do Tejo, onde se surpreenderá com a sua riquíssima coleção arqueológica. O tema central é a arte rupestre e as temáticas do simbólico e do sagrado ao longo do tempo, embora a sua vertente etnográfica mereça igual atenção. Note-se que o museu dispõe de rampas e elevador para acesso de deficientes motores e oferece também um percurso táctil totalmente concebido para invisuais e amblíopes. Em algumas freguesias existem ainda pequenos núcleos museológicos dedicados ao património local e que convidam a conhecer melhor a História e as gentes desta região.
6019 - Igreja Matriz de Mação
PR1-MAC-ROTA DO CABEÇO DA CRUZ
Se há edifício que se destaca por entre o casario da vila de Mação é a sua Igreja Matriz, dedicada a Nossa Senhora da Conceição. Com quase 5 séculos de História (o templo terá sido edificado na época em que o concelho de Mação se formou, embora actualmente não restem vestígios do templo medieval), a Igreja Matriz de Mação surpreende pela sua imponência, mas sobretudo pelo interior. O interior é formado por três naves, com arcaria de volta redonda apoiada em colunas dóricas, retábulo-mor, de talha dourada em estilo nacional, painéis de azulejos de padrão polícromos, datados de 1644, e no frontal do altar-mor foi pintada uma reprodução da 'Última Ceia', de Domenico Ghirlandaio, executada em 1931 pelo pintor italiano Leopoldo Battistinie.
6028 – Espelho de água da Ribeira de Eiras
A poucos quilómetros do centro da Vila de Mação e no limite de um concelho, de um distrito e de uma província, fica um sítio que tem tanto de acolhedor como de impressionante. Do outro lado é Alentejo. Acredita? Nem todo o Alentejo fica na margem esquerda do Tejo. Se tiver tempo, prepare a cesta para um piquenique, dificilmente encontrará um local tão aprazível como este para estender a toalha e desfrutar do ambiente bucólico. E se estiver calor, não hesite em mergulhar na generosa ribeira de águas límpidas e frescas.
6038 - Miradouro do Cabeço da Cruz, Mação
PR1-MAC-ROTA DO CABEÇO DA CRUZ
Para muitos, este é o miradouro de excelência se o que pretende é ter uma vista geral sobre a vila de Mação. Ao entardecer, é especialmente bonito assistir ali ao cair da noite. Ao alcançar o topo, onde encontrará uma formação rochosa, apetece lá ficar, imóvel, a respirar fundo, só para sentir melhor a magia do momento. Seja o caso ou não, vale muito a pena conhecer este local.
6043 – Ponte de Mação / Ponte da Ladeira d'El-Rei (Romana)
PR1-MAC-ROTA DO CABEÇO DA CRUZ
Fica à entrada da vila e os mais atentos darão facilmente com ela, principalmente se decidirem explorar a vila a pé e se esse passeio incluir uma deslocação até ao Bairro de Santo António, às portas de Mação, local privilegiado para uma vista panorâmica sobre encantadora terra dos 3A's. Mais conhecida por Ponte Romana, a Ponte da Ladeira d'El-Rei apresenta dois arcos de volta perfeita, um deles reforçado posteriormente com arco quebrado, tabuleiro rampante, resguardado por parapeito, e talhamares a montante.
6056 - Cascatas do Chão do Brejo
PR2-MAC-ROTA DO BREJO E BANDO DOS SANTOS
Há muito para descobrir junto ao Parque de Merendas do Chão do Brejo, um dos locais mais aprazíveis do concelho de Mação, incluindo o seu famoso Baloiço Panorâmico, o Miradouro e as Cascatas. Com uma localização privilegiada bem no coração da Serra do Bando, as quedas de água do Chão do Brejo são a recompensa merecida após serpentear longos minutos pelos trilhos do PR2. Pelo caminho, aventure-se a descobrir a frescura das misteriosas galerias que vai encontrando pelo caminho e sinta-se a viajar no tempo. Não fosse a passarinhada a chilrear ao redor das cascatas e só se ouviria o canto da água. Gosta de ideia? Vá, o caminho está sinalizado, não tem como se enganar.
6058 - Parque Merendas do Brejo
PR2-MAC-ROTA DO BREJO E BANDO DOS SANTOS
É, desde há muito, o Parque de Merendas preferido de quem visita Mação, e das famílias locais, e com razão. Se Mação tivesse a forma de uma casa, este Parque de Merendas seria a sala de estar principal, aquele sítio onde cabem todos e onde todos se sentem bem, seja a confraternizar ou desfrutar dos prazeres simples da vida. As sombras convidam a uma pausa e as infraestruturas disponíveis (WC, Mesas, Fonte e Parqueamento, por exemplo) oferecem todas as condições para uma tarde (ou dia - há muito para ver aqui à volta) memorável.
6061 – Miradouro Serra do Bando dos Santos
PR2-MAC-ROTA DO BREJO E BANDO DOS SANTOS
Mação tem miradouros com vistas de cortar a respiração que se encontram situados por todo o concelho. O miradouro da Serra do Bando é um dos mais emblemáticos e aquele que oferece as mais fascinantes paisagens, para onde quer que se olhe. Visitar este local é inspirador e relaxante, dando-nos uma nova perspectiva deste território, das suas forças e oportunidades. Lugar de paragem verdadeiramente obrigatória, sobretudo para os instagramers e apreciadores de fotografia, subir ao miradouro da Serra do Bando é uma experiência memorável.
6063 - Baloiço Panorâmico de Mação
PR2-MAC-ROTA DO BREJO E BANDO DOS SANTOS
Num concelho cheio de recantos incríveis e surpreendentes como Mação, o difícil é escolher por onde começar, o que ver de imediato e o que ver depois. O Baloiço Panorâmico da Serra do Bando é a nova atração que ninguém quer perder e é fácil perceber porquê. Com uma vista absolutamente maravilhosa e desafogada (dizem que do alto da Serra do Bando, em dias limpos, se avista a Serra da Estrela), o convite é simples: sente-se, tome balanço e desfrute da vista. Há quanto tempo não sentia tamanha liberdade? Este é um sítio para visitar JÁ, portanto. Siga.
6064 – Capela Monte de São Gens
PR2-MAC-ROTA DO BREJO E BANDO DOS SANTOS
Capela de S. Gens: uma pesquisa rápida no google não demora a devolver-lhe resultados, e as imagens impressionam. Há um ponto branco, imaculado, que se destaca no meio da devastação total dos incêndios, um ponto branco no meio de tanto negro, carvão e terra queimada, e o ponto branco mais não é do que a Ermida de S. Gens. Há sobre ela uma lenda local que vale a pena conhecer, visite a aldeia de Santos, a dois passos de Mação, e peça a alguém para lhe contar a história. Vai surpreender-se.
6084 - Ponte Velha das Casas da Ribeira
PR7-ROTA CASAS DA RIBEIRA/CARATÃO (2021)
A Ponte de Casas da Ribeira, ou Ponte Velha, como é conhecida entre os habitantes desta aldeia, data do reinado de D. Maria I, século XVIII, mais precisamente de 1778. Tanto quanto se sabe, a mesma foi construída por iniciativa dos moradores de Mação a fim de evitar as mortes por afogamento que ali aconteciam com regularidade, embora a verba reunida não tenha sido suficiente pagar a obra. Daí a petição enviada à rainha para que lhes fosse concedido o restante valor para pagamento dos mestres e obreiros, tendo a monarca sido sensível ao pedido e ordenado, então, que fossem saldadas as dividas para a conclusão da obra.
6090 - Castelo Velho do Caratão
PR7-ROTA CASAS DA RIBEIRA/CARATÃO (2021)
Entre a Ribeira do Aziral e a Ribeira do Caratão, há mais um lugar carregado de História por descobrir, uma nova viagem no tempo, agora até 3000 anos a.C.. Trata-se do Castelo Velho do Caratão, lugar onde ainda hoje se podem apreciar aquelas que serão as ruínas de um antigo castro ali erigido, além das imponente fragas que se avistam, aqui e ali, no topo de várias encostas. Chamamos ainda a sua atenção para a aldeia abandonada ao fundo e para o fabuloso Moinho da Fagadosa, não muito distante, com as suas paredes de pedra e velas ao vento. Se tiver tempo, desça à Bica do Chorro.
6091 - Ponte do Estreito, Aziral
PR7-ROTA CASAS DA RIBEIRA/CARATÃO (2021)
Entre o Castelo Velho do Caratão, sobre o qual pode ler mais informação aqui, e a Serra da Alfeijoeira, encontra-se o famoso estreito do Aziral, vale de beleza ímpar e encantos vários, como é o caso da Ponte do Estreito, construída para servir as populações locais que tantas vezes precisavam atravessar a ribeira para cuidarem das muitas hortas ali existentes, hoje praticamente todas abandonadas. Assim está também a aldeia do Aziral, sem habitantes há já várias décadas.
6089 - Bica do Chorro, Caratão Mação
PR7-ROTA CASAS DA RIBEIRA/CARATÃO (2021)
A menos de dois quilómetros da aldeia do Caratão fica Bica do Chorro, um sítio que tem tanto de inóspito como de impressionante. Para lá chegar é preciso munir-se de roupa e calçado adequado, a natureza apresenta-se aqui de forma verdadeiramente selvagem, brindando o viajante, no fim da caminhada, com uma generosa cascata de águas frias e límpidas.
6094 - Estação Arqueológica de Cobragança, Caratão
PR7-ROTA CASAS DA RIBEIRA/CARATÃO (2021)
O sítio de arte rupestre de Cobragança, também conhecido por Fragas do Diabo, dista cerca de 1 km da aldeia do Caratão. O acesso é fácil e o passeio encantador. Os antigos batizaram este lugar de Fragas do Diabo por não compreenderem as misteriosas inscrições, círculos concêntricos, formas ovais e retangulares, entre outras, feitas nas rochas há milhares de anos, muito provavelmente durante a designada Idade do Bronze Final (1000 a 500 a.C.). Eis mais um pedaço do riquíssimo património de arte rupestre do concelho de Mação.
6103 - Fonte Velha Penhascoso
PR9-MAC-ROTA DO PENHASCOSO (2021)
Partindo do centro da aldeia de Penhascoso, quem se faz à estrada pelo Estradão da Carregueira em direção à aldeia com o mesmo nome, não espera encontrar ali um chafariz com aquela imponência. A Fonte Velha de Penhascoso, construída em 1828, é uma das mais bonitas de todo o concelho de Mação, facto a que não será alheio o magnífico painel de azulejos em tons de azul, as suas duas bicas e o tanque em pedra.
6128 – Miradouro Natural da Serra do Corvo, Queixoperra
PR5-MAC-ROTA DA QUEIXOPERRA
Em dias limpos, dali se avistam terras do Ribatejo, do Alentejo e da Beira Baixa, a começar pela pequena aldeia de Queixoperra, quase a seus pés. Para os viajantes prevenidos, este é também um ponto privilegiado para observação de aves - desde que tenham os binóculos consigo. Com ou sem birdwatching, a paisagem imensa e revigorante vale bem a pena a deslocação lá acima.
6136 - Cascata da Penha do Avento, Aboboreira
PR14-MAC-ROTA DA ABOBOREIRA (2022/23)
Menos fotografada do que a famosa cascata do Pego da Rainha, junto à pequena localidade da Zimbreira (Envendos), a cascata da Penha do Avento, a dois passos da aldeia de Aboboreira, é ainda assim a mais imponente queda de água de todo o concelho. São quase 10 metros de desnível, um precipício vertiginoso quando observado bem de perto. Se tiver tempo, sente-se junto da pequena lagoa e deixe-se ficar. Faça como quiser, mas não deixe de prestar atenção à fauna, flora e geologia que a rodeiam. Há por ali muitos segredos por descobrir.
6169 – GEOSSITIO Poço das Talhas Marmitas das Azenhas, Queixoperra
PR5-MAC-ROTA DA QUEIXOPERRA
Encravadas entre os contrafortes da Ribeira do Rio Frio e rodeadas de uma refrescante vegetação, as pitorescas azenhas do Poço das Talhas, zelosamente recuperadas ao longo de vários anos pelas gentes da aldeia de Queixoperra, são hoje uma das grandes atrações do concelho de Mação, inclusivamente por se tratar de um geossitio. Além do espaço agradável, mesmo a convidar para um piquenique, certos dias é também possível assistir à moagem de cereais e aprender um pouco sobre o ciclo do milho. Faça como quiser, mas não deixe de conhecer este pequeno paraíso escondido que parece tirado de um livro de contos mágicos.
6139 - Cerro do Outeiro, Aboboreira
PR14-MAC-ROTA DA ABOBOREIRA (2022/23)
É a aldeia mais pitoresca do concelho de Mação com as suas ruelas íngremes e estreitas, vestidas e calçadas de pedra, a fazer lembrar, por vezes, as maravilhosas aldeias de xisto. Calcorreá-la é como regressar ao Portugal de outros tempos. Apontada como a aldeia mais antiga do concelho é também por isso uma preciosidade cheia de histórias para descobrir. O que mais chama a atenção são os casebres de pedra, alguns já em ruínas, construídos encosta acima, e o pequeno chafariz, que lhe confere um encanto redobrado.