Se tem apenas um par de horas para conhecer a parte central e oeste do concelho de Mação, este é o percurso que lhe recomendamos.
Saia de Mação em direção à famosa aldeia de Pereiro, Capital das Ruas enfeitadas, e daí continue até à localidade de Castelo. Uma vez nesta povoação siga as placas que indicam o caminho para o Parque de Merendas do Brejo (6058) e uma vez lá chegado aproveite tanto quanto puder todos os recantos deste fabuloso espaço. Siga depois para o Baloiço Panorâmico da Serra do Bando (6063) e deixe-se deslumbrar com as magníficas vistas do seu Miradouro (6061). Está agora muito perto das Cascatas do Chão do Brejo (6056); se tiver tempo não deixe de ir até lá.
Parta agora rumo a Chão de Codes e conduza até Cerro do Outeiro (6139), a aldeia mais pitoresca do concelho de Mação. É encantadora a forma como as casinhas se equilibram encosta acima, convidando-nos a subi-la, ou descê-la, para mergulhar nas suas ruelas. E o antigo fontanário, já passou por ele?
É hora de seguir viagem, agora até aos arredores da aldeia de Aboboreira, onde descobrirá uma fantástica queda de água: a Penha do Avento (6136). De Aboboreira siga viagem até Queixoperra (pela estrada da Serra) e pare mal aviste o casario desta aldeia aos seus pés. Suba a pé pela encosta acima e uns metros adiante deixe-se maravilhar pela vista do Miradouro da Serra do Corvo (6128). Regresse ao carro e siga agora até ao centro da aldeia onde facilmente encontrará sinalética a indicar o caminho até ao Poço das Talhas (6169). Vá, e aproveite para fazer um piquenique junto à Ribeira do Rio Frio ou à sombra das árvores que ladeiam as antigas azenhas.
O destino é agora Penhascoso. No cruzamento da Capela de Santo António, mesmo junto à Torre do Relógio, vire à esquerda e siga uma centena de metros. Corte agora à direita para o Estradão da Carregueira e siga devagar. Encontrará nesta estrada, umas centenas de metros após o cruzamento, uma das mais belas fontes de todo o concelho, a Fonte Velha de Penhascoso (6103). Regresse a Mação.
NOTA TÉCNICA:
Descarregue o TRACK para GPS do Roteiro AQUI. (BAIXAR, ARQUIVO, BAIXAR)
OU
Clique no SINAL + (verde), do lado direito e descarregue.
Recomendamos o percurso, numa viatura com alguma altura do solo e de preferência 4X4.
Embora existam zonas acessíveis a viaturas citadinas (Parque Merendas do Brejo, Cerro do Outeiro, Penha do Avento e Fonte Velha), existem outras de maior dificuldade de acesso em estradão de terra batida (Miradouro Serra do Bando, Baloiço de Mação, Poço das Talhas e Miradouro Serra do Corvo).
Por fim, as Cascatas do Chão do Brejo só acessíveis em modo pedonal.
Para que a jornada seja e termine de forma feliz, recomendamos prudência na abordagem aos locais e pedimos civismo no tratamento das zonas de passagem.
Não estrague, não suje e não destrua. A natureza agradece.