CASA DE IDOSOS DE SÃO JOSÉ DAS MATAS
Local onde foi administrada a primeira vacina contra a COVID19, em território português, à Senhora Dª Celeste, com 100 anos de idade.
Em representação do Governo da Republica, estiveram presentes a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, acompanhada da Secretária de Estado da Ação Social, Rita Mendes, o Secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, e o Secretário de Estado coordenador da região de Lisboa e Vale do Tejo, Duarte Cordeiro.
O historial do Centro de Dia - Casa de Idosos confirma que passo a passo se fazem as caminhadas.
E o primeiro passo, fundamental, correspondente à criação da Instituição, que remonta a 22 de Junho de 1994, como resultado da congregação de vontades de oito ilustres conterrâneos, fiéis ao lema - "Não te acomodes".
A necessidade de assegurar o futuro dos mais idosos assolou o concelho como um vendaval.
Atentos ao sopro passaram à ação, e definitivamente à história, com imaginação, determinação e crença os oito fundadores: Luís da Silva Reis, Quirino Rosa, José Pimenta, Bernardo Simões, José Maria Reizinho, António Lobo, Manuel Esteves Júnior e João Gonçalves.
Considerando a criação da Instituição como parte do sonho passou-se então à obra.
Do sonho à obra, que não terá fim, assim se espera, bastante tempo passou, e alguns passos foram dados, dentre os quais, por mais significativos, se registam a construção e entrada em funcionamento do Centro de Dia em 01 de Junho de 1997, do Centro de Noite em 01 de Junho de 2007 e do Novo Lar de Idosos em 01 de Maio de 2010.
Em paralelo, e para além do atual apoio prestado a cerca de setenta utentes, criaram-se mais de trinta postos de trabalho.
Prova-se assim, que, enquanto houver necessitados, obras deste género nunca serão inúteis.
Os princípios orientadores que o Centro de Dia designa por estratégia organizacional, tem como pilares fundamentais o passado a não esquecer, o presente a vencer e o futuro a não perder.
(Fonte: Geocaching - LCMatos &MGonçalves)