PONTO GEOCACHING
GC4XZTC-Na Ermida de S. António [Mação]
Pequena Ermida, situada a oeste da vila de Mação. Edificada no século XVI, foi outrora cemitério franciscano.
Video da Ermida Santo António
Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
Cronologia
Decreto n.º 129/77, DR, I Série, n.º 226, de 29-09-1977 (ver Decreto)
Edital de 7-02-1973 da CM de Mação
Despacho de homologação de 15-12-1972 do Secretário de Estado da Juventude e Desportos
Parecer de 7-12-1972 da 4.ª Subsecção da 2.ª Secção da JNE a propor a classificação como IIP
Proposta de classificação de 4-11-1972 da CM de Mação.
Desconhece-se a data exacta de fundação da Ermida de Santo António de Mação; no entanto, levantam-se algumas hipóteses sobre a sua instituição. Segundo Francisco Serrano (SERRANO, 1972, p. 203) esta ermida foi construída nas imediações de uma torre que albergava frades do Convento de Santo António do Sardoal.
Sabemos porém que estaria já edificada no segundo quartel do século XVII, uma vez que o seu interior possui um conjunto de azulejos policromos datados de 1642.
O edifício desenvolve-se em planimetria rectangular de nave única, cuja cobertura unifica este espaço e a cabeceira. A fachada principal, de pano único, é rasgada ao centro por portal de moldura recta, encimado por painel figurativo, ladeado à direita por janela e à esquerda por um púlpito exterior, de cantaria. Na empena do frontispício foi colocada uma sineira.
O espaço interior é revestido por painéis de azulejos seiscentista de padrão policromos. A capela-mor, coberta com abóbada, é também revestida por azulejos de padrão, possuindo na parede fundeira um retábulo de talha dourada e policromada de sabor regional.
Fonte: Catarina Oliveira
IPPAR/2003