PONTO GEOCACHING
(proximidades)
GC8RFPB-#4 PR2-MAC - SOS4 - MEIOS TERRESTRES
Na estrada de acesso à aldeia de Castelo (em direcção a São Gens-Castelo), no seu lado oriental, emergem xistos laminados cinzentos a negros, por vezes carbonáceos, com uma espessura de cerca de 40 a 50m. As camadas de xisto são muito finas e cinzentas, pelo que se desintegram muito facilmente.
Disseminados nestas litologias estão abundantes fosfatos, ferro e sulfuretos fósseis, nomeadamente graptolitos, ortocera e moluscos (Cardiola interrupta).
Os nódulos de fosfato argiloso, também fossilíferos, ainda são comuns. Os nódulos variam de forma quase esférica a elipsoidal, com dimensões até 20-30 cm de diâmetro, e são constituídos por várias camadas concêntricas, preenchidas com várias espécies de nautoides (orthocones), conservadas sob a forma de "palhinhas ou charutos".
Os fósseis são posicionados tanto na vertical como na horizontal, com dimensões de 2 a 3 cm de largura e 4 a 5 cm de comprimento.
As camadas exteriores dos nódulos são mais siliciosas e enferrujadas do que as camadas interiores, onde predominam siltitos cinzentos e macios, constituídos por fosfatos e alguma matéria orgânica.