Distância

distância 19,0km

Duração

duração 7:00h

Percurso

tipo de percurso circular

Dificuldade

grau de dificuldade difícil

Desnível acumulado

desnível acumulado 592m

Altitude máxima

altitude máxima 363m

Altitude mínima

altitude mínima 138m

ligar / desligar camadas no mapa

Balizas de Socorro
Alertas
O que visitar

legenda

tipos de baliza de socorro:

meios terrestres

por meios aéreos

tipos de percursos:

percurso socorro meios 4x4

percurso socorro a pé

PERCURSO NÃO HOMOLOGADO - NÃO MARCADO

2021 (1º semestre)

Percurso

A Rota dos Envendos também poderia denominar-se Rota dos Miradouros, e não é à toa que este é um dos trilhos mais exigentes de Mação, é que desfrutar das vistas assombrosas de lugares como o Castelo Velho da Zimbreira ou Moita da Asna exige esforço e perseverança. Ainda assim, vale muito a pena, as vistas são de tirar o fôlego!

Embora o Pego da Rainha seja o ponto mais conhecido deste trilho, as paisagens que o compõem são todas verdadeiramente arrebatadoras e por isso merecem ser tão conhecidas quanto a famosa cascata.

Com princípio e fim da Praça da República, bem no coração de Envendos, e com passagem por algumas das aldeias da freguesia com o mesmo nome, nomeadamente a Zimbreira, esta é uma Rota para os caminhantes mais corajosos e aventureiros.

Património Natural

Nesta zona abundam as ribeiras de águas cristalinas e as cascatas que se precipitam para pegos refrescantes. As margens das ribeiras são povoadas por amieiros, sanguinho-de-água e muitas variedades de fetos e musgos que aproveitam as zonas de sombra para se desenvolverem. Pelas zonas de planícies ainda se conseguem avistar javalis (sus scrofa), texugos (meles meles) e raposas (vulpes vulpes) a correr por entre pinheiros, sobreiros, carvalhos e zimbro galego.

A paisagem da região é dominada a Este por uma extensa crista quartzítica que se ergue acima do horizonte, é numa falha desta serra que se precipita para o Ocreza que se encontra o Pego da Rainha, sobrevoado por imponentes grifos (Gyps-fulvus) que nidificam nas falésias mais próximas e preenchem os céus.

Património Cultural

O percurso circular com quase 20km da Rota dos Envendos oferece ao caminhante o melhor roteiro de descoberta do património cultural, geológico, paisagístico e natural deste território.

Uma das experiências mais incríveis deste trilho inclui subir ao Castelo Velho da Zimbreira e desfrutar das vistas extraordinárias sobre os meandros do Ocreza. A par disso, vislumbrar o imenso plano de água da albufeira da Pracana e as serranias que se estendem para além dela, concedendo à paisagem uma força indescritível, é outro ponto alto do passeio.

Do ponto de vista arquitetónico, o casario com influências tanto do Alto Alentejo como da Beira Baixa são igualmente dignos de nota, bem como a riqueza da avifauna presente ao longo de todo o percurso.

PONTO DE PARTIDA:

PRAÇA DA REPUBLICA

N 39º 34' 6.402'' W 7º 52' 30.763''

PONTO DE CHEGADA:

PRAÇA DA REPUBLICA

N 39º 34' 6.402'' W 7º 52' 30.763''

ÉPOCA DO ANO ACONSELHADA: PRIMAVERA, VERÃO, OUTONO

Fundo dos links relacionados