PONTO GEOCACHING
FINAL MULTI
GC2BZKX-Um passeio por Mação [Mação]
O Cabeço da Cruz é uma elevação rochosa, que se destaca na planura do “Vale de Mação”, atingindo os 400 metros de altitude no seu ponto mais alto.
O seu nome deve-se ao facto de nele se ter erigido uma cruz, de cujo significado pouco se conhece.
Os mais velhos contam que a cruz terá pelo menos 80 anos, já que nos anos 30 do século passado já nela se realizava uma festa de cariz religioso: - de quase todas as aldeias, saíam em direcção a Mação, grupos de pessoas envergando guiões (bandeiras) para chegados à vila, formarem uma longa procissão que se dirigia então para o Cabeço da Cruz, cantando e rezando. Subiam pelo lado Sul (o de Mação), hoje bem mais escarpado pela extracção de pedra ocorrida na já desactivada “pedreira do Vermelho”. A procissão chegou a ser tão extensa que, quando as primeiras bandeiras alcançavam a cruz lá no alto, ainda outras se deslocavam nos caminhos cá em baixo, ao longo do Vale de Mação.
Esta “peregrinação” já não se realiza há mais de 50 anos, uma vez que por essa altura, as festividades passaram para o largo da escola, em Mação.
Outro testemunho conta que, pelo dia de Corpo de Deus, não se podendo trabalhar – nem as rendas se faziam – iam os casais namoradeiros para o Cabeço da Cruz, aproveitar o dia feriado, o passeio e a paisagem.
(Creditos: Geotrupe – Geocaching)