1009- Cruzeiro de Amêndoa
PR6-MAC-ROTA DA AMÊNDOA (2021)
Aos seus pés, por mais longa que já seja a jornada, é impossível resistir ao convite para subir lá acima. Falamos do principal monumento da localidade de Amêndoa, o famoso Cruzeiro, cujas vistas impressionam até os viajantes mais exigentes. Do sopé da cruz erigida no topo de um morro de pedra, desfrute das magníficas vistas do seu miradouro e das paisagens ao redor.
1010 - Torre da antiga Igreja de Nsa Sra da Conceição (IIM), Amêndoa
PR6-MAC-ROTA DA AMÊNDOA (2021)
Vestígio único da antiga Igreja Matriz de Amêndoa, edificada presumivelmente no século XVII, já em substituição de um templo anterior, este do século XIII, ambos entretanto desaparecidos, a torre sineira do templo dedicado a Nossa Senhora da Conceição merece, por si só, uma visita a esta aldeia. Localizada bem no centro da povoação, na confluência de várias ruas ladeadas por casario baixo, junto a um pequeno largo ajardinado, encontramos assim a secular torre campanário que é hoje um dos tesouros da arquitetura religiosa do concelho de Mação.
1012 – Castro de São Miguel de Amêndoa-Mação (IIN)
PR6-MAC-ROTA DA AMÊNDOA (2021)
Num cocuruto da denominada Serra da Ladeira ou de São Miguel, a cerca de 500 metros de altitude, e estrategicamente localizado entre as bacias do Tejo, Zêzere e Ocreza, encontramos um monumento nacional de visita obrigatória: o Castro de São Miguel. Trata-se de um dos principais vestígios da presença humana nesta região - acredita-se poder ter começado a ser habitado 2.000 anos a.C. - tendo sido encontrado neste local espólio variado do período proto-histórico. Subir à antiga fortaleza, sensivelmente quadrangular com muralhas de cerca de 2m de espessura, é receber um convite para viajar no tempo.
1078 – Poço do Mourão, Amêndoa
PR6-MAC-ROTA DA AMÊNDOA (2021)
Não muito distante da aldeia de Chão de Lopes encontramos este local aprazível, perfeito para uns momentos de descanso e contemplação. Para lá chegar, basta seguir as levadas de água que antes conduziam a água até aos moinhos existentes junto à ribeira e hoje guiam os aventureiros a descobrirem mais um local encantador do concelho de Mação. Qualquer que seja a estação do ano, o local é mágico e envolvente, convidando, no verão, a mergulhar nas águas frescas e cristalinas que correm ribeira abaixo, a menos que o ano seja de seca... Se tiver a sorte de se cruzar com algum local, não deixe de perguntar pela lenda do Poço Mourão...
1094 – Mina de Água em Pé da Serra – Amêndoa
PR6-MAC-ROTA DA AMÊNDOA (2021)
Qual o encanto de uma velha mina de água? As histórias escondidas nas paredes frescas e húmidas, nos fetos viçosos e nas gotas de água que se desprendem, a cada instante, do longo corredor escavado debaixo do chão. Testemunhas desprezadas dos tempos de outrora, quando cada pedaço de terra alimentava famílias inteiras, muito antes do abandono de umas e de outras, as minas de água são hoje a prova viva do despovoamento e abandono deste território, com tanto para mostrar e tanta estória para partilhar. Esta, porém, na aldeia de Pé da Serra, será umas das últimas nascentes ainda em uso.