2000 – Praia Fluvial de Cardigos
PR10-MAC-ROTA DE CARDIGOS PRAIA (2021)
É um dos ex-libris do concelho de Mação, e não é para menos: sabe muito bem estar ali. Além da espantosa praia fluvial, o local apresenta excelentes condições para a realização de piqueniques e churrascos e uma área para pequenos acampamentos. Na esplanada, sobranceira à zona dos banhos, tudo convida a uma pausa. Respira-se e sente-se a natureza, mesmo nos agitados dias de verão, quando o som das brincadeiras se sobrepõe ao da passarada e as águas refletem o azul do céu formando aos nossos pés o arco-íris dos dias felizes. Vá com tempo.
2006 – Igrejas Matrizes de Cardigos
PR10-MAC-ROTA DE CARDIGOS PRAIA (2021)
Dedicadas a Nossa Senhora da Assunção, as igrejas matrizes de Cardigos surpreendem pela sua arquitectura, em forma de uma cruz latina, e pela sua torre, com cerca de trinta metros de altura. Dali parte todos os anos em direção à capela do Espírito Santo, outro dos templos católicos existentes nesta antiga vila, a procissão do Espírito Santo, uma das tradições mais antigas e veneradas pela população local. Nesta festa em honra do Divino Espírito Santo, as ruas entre as duas igrejas são cobertas com um lindo e invulgar tapete feito apenas com flores naturais. É sem dúvida uma obra de arte floral que merece ser apreciada, tal como os recantos das igrejas de Cardigos.
2007 - Praça de Cardigos José Oliveira Tavares Junior, Cardigos
PR10-MAC-ROTA DE CARDIGOS PRAIA (2021)
Praça José Oliveira Tavares Junior: não há no concelho de Mação outra praça como esta. O casario baixo, de arquitetura tradicional, faz-nos viajar no tempo remetendo-nos para outras épocas e histórias. Sem esforço, aqui chegados, logo regressamos aos anos de quinhentos, ao apogeu desta vila e da nação. Bem no centro da praça, o pelourinho, guarda-mor das memórias desses tempos idos, é a mais nobre testemunha da história que, ainda hoje, dá nome aos habitantes locais - os 'galitos'.
2014 – Ponte de pedra dos 3 Concelhos, Ribeira da Isna
A poucos quilómetros da sede de freguesia e na convergência dos concelhos de Mação, Vila de Rei e Sertã, encontramos a famosa Ponte dos 3 Concelhos, uma ponte com 3 arcos de volta perfeita, construída sobre a Ribeira da Isna entre os séculos IV e V, integrando à altura uma importante via romana entre Mérida e Conimbriga, e que chegou aos nossos dias em ótimas condições. Testemunho valioso da presença romana nesta região, é sem dúvida património que vale a pena conhecer.
2030 – Capela da Serra de Santo António do Pico, Cardigos
Depois da Igreja Matriz, a Capela da Serra de Santo António é outro dos monumentos de Cardigos a merecer a sua visita. De linhas simples, e interior singelo, convida a momentos de reflexão. Faça uma pausa e deixe-se ficar a ouvir o som do silêncio que grita ao seu redor.
2048 – Anta da Laginha, Cardigos
PR10-MAC-ROTA DE CARDIGOS PRAIA (2021)
O acesso não é fácil, mas o esforço vale bem a pena. A Anta da Laginha, também conhecida por Anta do Pereiro, é um sítio mítico que não pode deixar de visitar. Quer seja ou não um apaixonado pela Pré-História, não deixe de se fazer ao caminho rumo a este local, que, há mais de 6.000 anos, funcionava como espaço funerário. Depois de vários estudos e escavações, protagonizadas por investigadores nacionais e internacionais, é hoje inquestionável o valor cultural deste momento megalítico. Vá, não se vai arrepender.