A partir de Mação, apanhe a N244 rumo a Chão de Codes e siga para Chão de Lopes, onde fará a primeira paragem deste percurso para conhecer o famoso Poço Mourão (1078). De volta à estrada, corte à esquerda em direção a Chão de Lopes Pequeno e continue rumo a Amêndoa, uma das mais antigas freguesias do concelho, não sem antes fazer um pequeno desvio até à Mina de Água em Pé da Serra (1094). Há quanto tempo não via uma assim? Amêndoa foi doada aos Templários por D. Afonso Henriques, em 1165, depois de a ter conquistado aos mouros, daí a cruz da Ordem de Cristo no brasão da freguesia. Aqui, o convite é para que percorra as ruas centrais e depois visite a Torre da Antiga Igreja de Nossa Senhora da Conceição IIM (1010) e suba ao Cruzeiro (1009).
Continue ainda mais para norte, agora com destino a Cardigos. No caminho, faça uma pequena paragem, logo depois de sair de Amêndoa para visitar as ruínas do Castro de S. Miguel IIN (1012) prova inequívoca da importância estratégica deste local.
Retome o caminho em direção a Cardigos e, se for hora disso, aproveite para almoçar. Há vários restaurantes locais, de comida regional, à sua disposição. No centro desta antiga vila, aprecie o Pelourinho (2007) e um pouco mais adiante também a Igreja Matriz (2006).
Já que está aqui, siga para norte até à famosa Ponte de Pedra da Isna 3 concelhos (2014), a que os locais chamam de 3 concelhos porque liga Mação, Vila de Rei e Sertã. Por ela terá passado vezes sem conta a a Rainha Santa Isabel rumo a Coimbra. Que privilégio pisar este mesmo chão, hum?
De volta a Cardigos e nos seus arredores, mas não muito distante dali, tem a Praia Fluvial de Cardigos, no Vergancinho (2000), uma das mais procuradas na região do Médio Tejo, mesmo a convidar para um banho (ou uma boa sesta nos espaços relvados à sombra das oliveiras). Diga lá se é linda e muito, muito agradável?
Quase a terminar este passeio pela parte norte do concelho, terminamos sugerindo-lhe uma visita à Anta da Laginha (2048) e outra à Capela da Serra de Santo António (2030). Qualquer um destes locais vai proporcionar-lhe um pôr do sol inesquecível. Ainda falta muito para o dia se despedir? Tudo bem, vá na mesma, e deixe-se surpreender.
NOTA TÉCNICA:
Descarregue o TRACK para GPS do Roteiro AQUI (BAIXAR, ARQUIVO, BAIXAR)
OU
Clique no SINAL + (verde), do lado direito e descarregue.
Todos os locais podem ser acedidos por viatura ligeira (citadino), excepto a Poço Mourão, a Anta da Laginha e a Capela da Serra de Santo António, em que recomendamos viatura 4X4, visto o percurso ser em estradão de terra batida.
Para que a jornada seja e termine de forma feliz, recomendamos prudência na abordagem aos locais e pedimos civismo no tratamento das zonas de passagem.
Não estrague, não suje e não destrua. A natureza agradece.